Produtos & Serviços
Após análise técnica apresentamos soluções sob medida para você. Solicite uma visita!Soluções em gestão eletrônica & Digitalizaçāo de documentos
Saiba maisCompliance + Records Management
Saiba maisGuarda & gestão de documentos
Saiba maisAssessoria, Consultoria & Treinamento
Saiba maisOutros serviços? Mais informações? Solicitar uma visita técnica?
Fale ConoscoAlguns clientes
e empresas que já se beneficiaram dos nossos serviçosARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RS
CAMARGO, CATITA, MAINERI ADVOGADOS ASSOCIADOS
CTC FACTORING FOMENTO MERCANTIL
EFETIVA ASSESSORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA
ESDM | ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
FAMÍLIA JATAHY PESAVENTO
FEPPS | FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PRODUÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE
HEMORGS | HEMOCENTRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
IDhES | INSTITUTO DE ESTUDOS JURÍDICOS DE DIREITOS HUMANOS
MUSEU DA COMUNICAÇÃO HIPÓLITO JOSÉ DA COSTA
PALÁCIO-MUSEU OLÍMPIO CAMPOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS
SINPRO | SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO PRIVADO DO RS
SINDBANCARIOS | SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PORTO ALEGRE E REGIÃO
SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RIO GRANDE DO SUL
Sobre a Arxius
Uma empresa especializada, com uma equipe multidisciplinarQuem somos
A Arxius do Brasil é uma empresa de consultoria, assessoria e outsourcing (ou externalização, terceirização de prestação de serviços) que atua no âmbito das ciências da informação e da documentação, principalmente na gestão integrada de acervos e armazenamento digital. Fundada em 2007, com sede na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a Arxius do Brasil tem como missão propor soluções que se adaptem às necessidades específicas de gestão da informação e da memória institucional de seus clientes.
Composta por uma equipe multidisciplinar de arquivologistas, analistas de sistemas, historiadores, museólogos, bibliotecários entre outros profissionais e empresas associadas, a Arxius do Brasil possui um amplo leque de saberes que a habilita a fornecer soluções seguras e rentáveis para seus clientes, sejam empresas públicas ou privadas, pessoas físicas, famílias e organizações diversas, pequenas, médias ou grandes. E em relação aooutsourcing, oferecemos parceria: nossa filosofia está na sinergia com nossos clientes.
Focamos a assistência personalizada, a atenção às particularidades e necessidades de cada cliente, a proposição de soluções e serviços específicos que solucionem problemas, facilitem o cotidiano, permitam o desenvolvimento e o crescimento da empresa.
Solicite gratuitamente um Planejamento Especial de Prestação de Serviços e oferta de soluções. Com esse estudo analítico em mãos, podemos elaborar uma proposta de serviço especializado sob medida, oferecendo determinados serviços e metodologias de trabalho elaborados para as necessidades da sua organização.
Nossos paradigmas
Esomos rigorosos na observação do código deontológico da nossa profissão. O Código de ética da categoria define os princípios de probidade, profissionalismo e confidencialidade com que atuamos:
1| Manter a integridade dos arquivos e garantir, desse modo, além da funcionalidade jurídico-administrativa, que eles constituam um testemunho do passado, duradouro e fidedigno. 2| Preservar a autenticidade e todas as particularidades dos documentos durante as operações de tratamento, conservação e exploração. 4| Assegurar sempre a comunicabilidade e a compreensão dos registros informacionais. 5| Ser responsáveis pelo tratamento dos documentos e justificar as suas modalidades. 6| Facilitar o acesso do maior número possível de usuários aos arquivos permanentes. 7| Procurar encontrar um justo equilíbrio, no quadro da legislação em vigor, entre o direito ao saber e o respeito pela vida privada. 8| Buscar melhorar o nível profissional e renovar, sistemática e continuadamente, os conhecimentos e partilhar os resultados de pesquisas e experiências com profissionais afins. 9| Por atuar em uma área necessariamente multi e transdisciplinar, buscamos trabalhar em colaboração com colegas e membros de profissões próximas a fim de garantir, amplamente, a conservação e a dinamização do patrimônio documental. 10| Assegurar a confidencialidade dos registros informacionais que são objetos de tratamento documental.
Portanto, somos uma empresa que persegue a multidisciplinariedade, a excelência na prestação de serviços especializados, a sinergia entre colaboradores de distintas e complementares áreas de formação para ofertar soluções integrais e comprometidas com o desenvolvimento de nossos clientes.
Linha de Tempo
Áreas de atuação de nossos clientes
Serviços
Diretoria Executiva
Entre em contato conosco. Estamos sempre dispostos ao desenvolvimento de novos negócios.Érico Moraes (Diretor Executivo)
ericofm@adb.inf.brBacharel em Arquivologia pela UFRGS, tem experiência na interação das áreas da Tecnologia da Informação e das Ciências da Informação, com ênfase em Arquivologia, notadamente no desenvolvimento de base de dados e sistemas de gestão aplicada aos arquivos, museus e bibliotecas. Atua especialmente como responsável pelas soluções de Tecnologia da Informação (TI).
Cláudio Teixeira (Consultor)
claudio@adb.inf.brArquivista graduado pela UFRGS, Cláudio Teixeira atua há duas décadas na interação das áreas da Comunicação e das Ciências da Informação, com ênfase em Arquivologia, possuindo experiências interdisciplinares na gestão de patrimônios materiais e imateriais e políticas aplicadas à arquivos públicos, privados, bibliotecas e museus no âmbito das ciências da informação.
Yuri Victorino (Diretor de Negócios)
yuri@adb.inf.brYuri Victorino é arquivista e especialista em documentos audiovisuais e colecionismo. Como jornalista, atuou durante décadas nas principais redes televisivas do RS. Foi diretor do Museu de Comunicação Social Hipólito da Costa e fundador e mantenedor do Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino – CEMIP com ênfase no resgate e acesso a documentos de interesse público em risco de perda iminente e os relacionados à numismática, a sigilografia e a filatelia.
Estamos sempre buscando novos parceiros e colaboradores com habilidades em diversas áreas
Entre em contato conoscoSugestões de serviços integrados
Além de soluções sob medida, você pode escolher planos de prestação de serviços + produtos especializados. * Os pacotes de serviços e preços são sugeridos.Básico
- Storage Offsite
- Guarda: até 1.000 caixas
- Entrega e Coleta
- Digitalização sob demanda
- Suporte técnico h/comercial
- Auditoria & Diagnóstico
Premium
- Plano Básico +
- Storage Offsite & Cloud
- Guarda: até 1.000 caixas
- Conservação preventiva
- Plano de ação contra sinistros
- DMS My.box (5 users/1Gb)
Parceiro
- Auditoria & Diagnóstico
- Guarda: a definir
- Gestão documental
- Suporte técnico 24h
- Serviços auxiliares
- DMS My.box (a definir)
Ultimate
- Plano Premium +
- Guarda: até 1.000 caixas
- Gestão documental
- DMS My.box (dedicado)
- Digitalização em massa
- Destruição de documentos
Dedicated
- Gestão documental
- Equipe no local (in Co.)
- Assessoria estratégica
- DMS My.box (dedicado)
- Digitalização em massa
- Destruição de documentos
Não sabe qual plano escolher? O método DIRKS, aplicado gratuitamente, definirá as melhores soluções para você!
In memorian
- Le Goff, in memorian, to the future.
- over a year ago - site 2014 on line: http://t.co/U6Uz4ydHgZ
- over a year ago - Palácio-Museu Olímpio Campos recebe o arquivo pessoal de Seixas Dória. Cassado em 64, Dória esteve preso com Miguel Arraes em Fo de Noronha.
- over a year ago - 7e journée d'étude le 20 juin prochain aux Archives municipales de Toulouse: Avenio-Utilisateurs (http://t.co/sPrXCzXYqo)
- over a year ago
Onde estamos?
Matriz: Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filial: Aracaju, SergipeEntre em contato
Escritório central:
Rua Cipó, 645-301
Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Fone/fax: +55 (51) 3273.1572 | WhatsApp:(51) 9 9952.9341
NO/NE: Aracaju – Sergipe
Fones: (79) 3022.0998 | WhatsApp:(79) 9 8815.0110
Horários:
Atendimento a clientes: 24h/sete dias da semana (telefones fornecidos junto ao contrato)
Atendimento a fornecedores: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h – exceto feriado.
Perguntas frequentes
Mapa Referencial de Serviços
1 | GESTÃO DOCUMENTAL
Um programa de gestão integrada de documentos busca garantir que toda a informação e os documentos produzidos, recebidos ou acumulados por sua organização, em todo o ciclo de vida, sejam gerenciados como um recurso estratégico de forma contínua e permanente.
Propósitos Gerais
Preservar dinamicamente os documentos durante todo seu ciclo vital de forma acessível, inteligível e utilizável enquanto tenham um valor jurídico-administrativo ou um valor contínuo.
Proporcionar que a informação contida nos documentos esteja disponível no formato apropriado, para as pessoas certas e no momento oportuno.
Buscar a garantia de que os documentos -e a informação contida neles- sejam usados com o máximo aproveitamento desde o momento em que são criados.
Metas
Normalização da produção documental, gerando documentos autorizados e confiáveis de forma acessível, inteligível e em condições idôneas de uso durante o tempo necessário para auxiliar as necessidades administrativas e a prestação de contas da organização.
Eficiência e economia no trabalho mediante a eliminação sistemática da produção de documentos desnecessários, da duplicação informacional e de esforços, criando-se e mantendo-se somente os documentos relevantes e necessários, de valor jurídico, fiscal e memorialístico, sistematizando a disponibilidade e a conservação.
Facilitar o acesso aos documentos, tanto correntes (com valor jurídico e administrativo) quanto os selecionados para a conservação permanente (valor probatório ou memorialístico), otimizando as tomadas de decisões, a prestação de contas e a transparência administrativa.
A correta determinação da obsolescência documental e a destruição segura, com base legal, dos documentos desnecessários.
A determinação segura e confiável dos documentos que devem ser conservados de forma permanente, bem como a adequada preservação desses documentos.
A classificação orgânica/funcional e a ordenação dos documentos de valor permanente, preservando a informação dos contextos em que foram criados.
A correta descrição dos documentos de valor permanente de maneira que revelem seus conteúdos informacionais e possam ser disponibilizados à pesquisa.
Investimento
(consultar hora técnica)*
Obs: Esta prestação de serviço, tanto na modalidade consultoria ou assessoria, requer a elaboração de um projeto específico.
2 | DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
Serviço/Descrição/Valores referenciais
Página Digitalizada [ Formato A4 > PDF ] R$ 0,27 p/ imagem
Opcional
Página PDF >> OCR (Optical Character Recognition – reconhecimento de caracteres que torna o documento pesquisável) – R$ 0,07
Opcional
Cadastro e Indexação de documentos digitalizados no sistema AdB|My.Box (até 6 campos indexados) – R$ 0,18
Opcional
Armazenamento (cloud storage) e acesso web 24×7 via Sistema dedicado – AdB.My Box* – R$349,90 /mês
Opcional
Transferência e gravação em mídia externa (CD/DVD ou HD) para pesquisa, visualização e impressão. Mídias fornecidas pelo cliente. – cortesia
3 | SISTEMA DE GESTÃO DOCUMENTAL
Serviço/Descrição/Valor
Consulta, inserção e controle do fluxo de documentos via Sistema Web. 05 Usuários / 10Gb
*Adb|MyBox é um completo sistema de gestão documental (DMS, Document Management System) baseado na web que lhe permite administrar toda a documentação da sua empresa de forma simples, segura e eficaz. Bastante intuitivo, o sistema de gestão documental permite a centralização e o gerenciamento de uma grande quantidade de documentos digitais (ou digitalizados), sob os mais diversos suportes, proporcionando diversas formas de controle e acesso imediato às informações da sua organização.
Algumas características do sistema AdB|My.box :
O acesso a todos os documentos é controlado por um sistema de privilégios, com base em usuários e grupos, garantindo que todos com acesso ao sistema de gestão de documentos tenham o acesso à informação necessária, sob restrições pré estabelecidas de leitura e escrita aos documentos.
Também é possível associar cada documento ou grupo de documentos a um ou mais revisores e aprovadores, de modo a facilitar a implementação de fluxos de trabalho (workflow) específicos, administrando o status de cada documento, datas de expiração, bloqueio de arquivos etc.
Cada documento tem um histórico de versão detalhada com alterações correspondentes, assim é possível manter, ao longo do tempo, um controle total sobre o ciclo de vida da documentação e sua evolução. Criptografia SSL, SSAE 16, ISAE 3402.
> demonstração do sistema:
evaluatemybox.adb.inf.br
(use convidado p/ usuário e senha)
R$349,90/mês
4 | DESTRUIÇÃO SEGURA DE DOCUMENTOS
Descrição/Valor p/ Kg
Destruição de documentos por sistema de fragmentação, com nível de segurança P4 (DIN 66.399) que gera partículas de 4 x 40 mm. OBS: valor para papéis textuais planos armazenados em caixas-arquivo padrão. Outros suportes documentais, mídias ou equipamentos informáticos sob consulta. – R$ 2,88
Elaboração de Edital de Descarte. Publicação sob encargo do cliente. – R$37,00
5 | CONSULTORIA E ASSESSORIA
Descrição: a unidade de trabalho é a Hora Técnica (HT), de sessenta minutos à disposição do cliente. Os valores podem sofrer alteração de acordo com a complexidade do trabalho e/ou modalidades de contrato.
Valor HT mínimo – R$ 44,96
Valor HT máximo/Consultoria/Mentoria In Company – R$247,82
Responsabilidade Técnica: Elaboração de Pareceres, Relatórios, Planos, Projetos, Laudos ou outros documentos que exijam a aplicação de conhecimentos específicos.
Valor HT mínimo – R$247,82
Valor HT máximo – R$443,21
Estudos, Pesquisas, Análises, Planejamentos, Projetos etc.
Valor HT mínimo – R$172,28
Valor HT máximo – R$443,21
Assessoria In Company (+ responsabilidade técnica) – 20 HT
Valor HT mínimo – R$ 89,78
Valor HT máximo – R$99,76
Assessoria In Company (+ responsabilidade técnica) – 21 a 40 HT
Valor HT mínimo – R$79,80
Valor HT máximo – R$99,76
Assessoria In Company (+ responsabilidade técnica) – 41 a 60 HT
Valor HT mínimo – R$69,86
Valor HT máximo – R$99,76
Assessoria In Company (+ responsabilidade técnica) – 61 a 100 HT
Valor HT mínimo – R$59,85
Valor HT máximo – R$99,76
Assessoria In Company (+ responsabilidade técnica) – acima de 101 HT
Valor HT mínimo – R$ 44,96
–
* A HT pode sofrer variação de acordo com o âmbito e a amplitude dos serviços.
6 | COMUNICAÇÃO
sítio web customizável e ampliável (telas para site institucional padrão)
projeto gráfico + programação lógica e implementação + base de dados
R$ 7.123,00 valor referencial
_ OPCIONAL – Elaboração de textos
R$208,50/lauda
_ OPCIONAL – Revisão técnica textual
R$5,00/lauda
_ OPCIONAL – Tratamento gráfico de imagens
R$35,00/imagem
_ OPCIONAL – Manutenção técnica
R$ 750,00 /mês
* Os serviços e respectivos valores descritos neste documento servem apenas como referência.
Para um orçamento mais detalhado, preciso, solicite uma visita técnica.
Classificação: Sequências de operações que visa distribuir os documentos de acordo com a estrutura, funções e atividades institucionais. Gera o instrumento de gestão denominado Plano de Classificação de Documentos (PCD).
Destinação: Decisão, com base na avaliação documental, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação. Gera o instrumento de gestão denominado Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos (TTDD).
Arquivo Corrente: Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor jurídico-administrativo ou fiscal estar ainda vigente (valor primário), é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração e guarda.
Arquivo Intermediário: Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação.
Arquivo Permanente ou Histórico: 1. Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo (ou longo prazo) em função de seu valor. 2. Setor organizacional responsável pela guarda permanente e acesso de documentação vital e essencial.
Arquivo Setorial: Arquivo acumulado por um determinado setor ou serviço de uma administração. Unidade administrativa ou serviço encarregado do arquivo setorial; existindo um arquivo central, estará a ele tecnicamente subordinado.
Ciclo Vital dos Documentos: Sucessivas fases pelas quais passam os documentos de um arquivo, da sua produção e uso até sua eliminação ou guarda permanente.
Avaliação: Processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação de acordo com os valores que lhes são atribuídos (jurídicos, administrativos, fiscais, culturais, científicos, memorialísticos etc).
Um programa de gestão integrada de documentos busca garantir que toda a informação e os documentos produzidos, recebidos ou acumulados por sua organização, em todo o ciclo de vida, sejam gerenciados como um recurso estratégico de forma contínua e permanente.
Propósitos Gerais |
||
|
Principais Metas |
||
|
Um sistema SIGAD objetiva manter a relação orgânica entre os documentos, garantir a confiabilidade, a autenticidade e o acesso em longo prazo aos documentos – ou seja, garante o valor como fonte de prova das atividades.
Além disso, é uma base sólida de apoio à gestão de documentos, por controlar todo o ciclo de vida, da produção à destinaçāo final dos documentos.
Um sistema GED está incluído em um SIGAD. Objetiva agilizar a busca, recuperação e uso dos documentos.
- FONTE DE PROVA: para manterem a qualidade probatória, isto é, servirem como fonte de prova, os documentos devem ser presumidamente autênticos e, portanto, precisam manter a forma fixa e o conteúdo estável.
- FORMA FIXA E CONTEÚDO ESTÁVEL: essa qualidade baseia-se nos elementos que compõem o ambiente de gestão e preservação dos documentos digitais (SIGAD, metadados, políticas, normas, procedimentos etc).
- AUTENTICIDADE: os documentos arquivísticos digitais criados e mantidos em sistemas informatizados que nao sao SIGADs, nāo têm a autenticidade garantida. Portanto, quando sao recolhidos a um RDC-Arq, serão considerados documentos autenticados, nao autênticos. O que configura um risco à credibilidade do documento.
- AUTENTICIDADE NĀO SE RECUPERA: documentos criados em sistemas informatizados que nāo atendam elementos de gestão arquivística, diplomática e preservação digital, nao possuem presunção de autenticidade, e esta, nao poderá ser recuperada no futuro.
- EXTINÇĀO DA AUTENTICIDADE: ao se desconsiderar os procedimentos de gestão e preservação, os documentos digitais perdem as características que lhe fornecem autenticidade, nao sendo confiáveis jurídica e administrativamente ou à pesquisa.