Novidades

_Outsourcing

Outsourcing?

Entendendo Outsourcing

– Outsourcing é uma modalidade de gestão que delega uma área ou atividade de trabalho de uma organização a outra empresa externa, denominada outsourcer, especializada no serviço demandado, permitindo a concentração ou diversificação de recursos em atividades vitais e finalísticas da organização.

Essa modalidade acaba gerando uma nova relação entre cliente/provedor: promove a percepção da cooperação mútua como aliança estratégica para o desenvolvimento organizacional.

Porque fazer Outsorcing?

A implantação de outsourcing permite que a empresa se concentre exclusivamente na execução de atividades que produzem os serviços ou produtos que oferecem.

Quais são os benefícios ou vantagens dessa modalidade?

Entre inúmeros -e casuísticos- benefícios, destacamos:

– A redução e o controle dos custos operacionais ou atividades meio;

– A identificação e controle dessas atividades-meio são mais simples, seguras e econômicas com um provedor externo ou outsourcer, por tratar-se de uma empresa especializada na prestação desses serviços.

– A contratação dessa empresa especializada garantirá que a operação externalizada tenha melhores níveis de qualidade, eficiência e eficácia, do que se realizada internamente. Além da empresa economizar em processos, recursos humanos especializados, tecnológicos etc., poderá investir dinheiro e tempo apenas na busca de excelência para o produto ou serviço que oferece. Ou seja, liberando recursos internos das atividades externalizadas, poderá redirecionar esses recursos e agregar valor às atividades-fim, melhorando o foco estratégico da organização.

– De certa forma, os riscos são compartilhados, já que o prestador de serviços outsourcer se converte em uma espécie de sócio-estratégico da empresa contratante (afinal, estará custodiando e dando acesso a todas as informações registradas produzidas, recebidas ou acumuladas pela empresa na consecução de suas atividades).

Fale conosco para saber mais